CENTRAL DE ATENDIMENTO

(24) 9 9978 4932

FUNCIONAMENTO

Domingo à 6ª feira  das 8 às 20h

Preservação

Preservação

Preservação

Parques e Reserva  Biológica na Ilha Grande

A Ilha Grande, abriga áreas remanescentes da Mata Atlântica, hoje quase extinta no Brasil. É uma parte insular ( de ilha ) pertencente a Área de Proteção Ambiental dos Tamoios ( APA dos TAMOIOS ) e está dividida em 3 áreas mais específicas com o objetivo de manter a preservação e proteção as espécies de fauna e flora raras, ameaçadas de extinção:

  • O Parque Estadual da Ilha Grande ( PEIG )  ;
  • O Parque Estadual Marinho do Aventureiro ( PEMA ) ;
  • A Reserva Biológica da Praia de Sul ( RBPS ) .

A soma das áreas do Parque Estadual da Ilha Grande e da Reserva Biológica da Praia de Sul é de 154,88 km² que representa 80% da área total da Ilha Grande.  Fora desta área estão as terras baixas das principais comunidades habitadas.  As enseadas de Palmas, Abraão, Estrelas, Saco do Céu,  Bananal, Sítio Forte, Araçatiba e as praias da Longa,  Japariz e Matariz.  Estas constituem Zonas de ocupação controlada.

Fique informado sobre o que é proibido na Ilha Grande.

O maior responsável pela preservação da Ilha Grande:

Não é o governo como seria lógico pensar. Na verdade o Governo, nos âmbitos  Municipal, Estadual e Federal, são os menos preocupados com a preservação deste paraíso ecológico.  Basta olhar para trás e ver as inúmeras   intenções –  apenas intenções, políticas neste sentido.  São muitas promessas,  muitas reuniões, que sempre acabam em nada de efetivo no que tangem a responsabilidade dos Governos.

O que é verdade é que tudo que foi conquistado na questão preservação foi com muito esforço se deve a ação doCODIG.  O Comitê de Defesa da Ilha Grande (CODIG) é uma ONG sem ligação com grupos econômicos, políticos ou religiosos, com sede na Vila do Abraão. Foi criado no ano de 2000 e  tem como objetivo manter o ecossistema da Ilha Grande e suas enseadas em bom estado de conservação, livre de grandes empreendimentos, e com uma economia saudável e solidária de base local, para beneficiar as comunidades da ilha, com ênfase nas famílias nativas Caiçaras.

O CODIG vive de doações e você está convidado a ajuda-lo nessa difícil luta contra os interesses do poder econômico. Conheça melhor o CODIG.

Leia mais sobre as áreas de preservação: